
Já pensou no que vai preparar para o almoço de Dia dos Pais? Se ainda não, pense nesta sugestão: deixe de lado a lasanha ou o churrasco e aproveite para preparar uma gostosa refeição com alimentos ricos em nutrientes que fazem um bem enorme para a saúde masculina.
Abaixo estão selecionadas algumas pesquisas científicas que se dedicaram a desvendar os nutrientes que ajudam a prevenir as Doenças Cardiovasculares e o Câncer de Próstata, dois dos principais problemas que afetam a saúde dos homens.
Aproveite a comemoração para incentivar o paizão a ter uma alimentação mais saudável e incluir estes alimentos no cardápio do dia a dia.
Previna-se Contra as Doenças Cardiovasculares
Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, os homens apresentam maior vulnerabilidade em relação às doenças cardiovasculares.
Por isso, incluir oleaginosas, como castanhas, nozes, avelãs, amêndoas e pistache no cardápio dos papais podem reduzir o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, de acordo com cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos.
Esses alimentos quando consumidos cinco vezes por semana combatem os receptores do colesterol ruim (LDL) nas células do nosso corpo.
Os pesquisadores do Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, descobriram que ingerir peixes, pelo menos, duas vezes por semana também é uma ótima arma contra os males do coração, pois a turma dos mares carrega o Ômega-3, um tipo de ácido graxo que promove uma faxina geral nas artérias.
Esse nutriente é encontrado principalmente nos nadadores das águas frias, como salmão, atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e a truta.

Diversos estudos apontam ainda a importância do precioso óleo extraído do caroço da azeitona, o azeite de oliva, no combate às doenças cardíacas. Possui grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, sendo um aliado na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL).
Mantenha Distância do Câncer de Próstata
Além dos exames preventivos, manter uma boa alimentação é fundamental para manter a doença bem longe. Um estudo recente descobriu que componentes antioxidantes (polifenóis) presentes no vinho e no chá verde podem interromper uma via de sinalização celular ligada ao câncer de próstata, o que retarda ou mesmo interrompe o surgimento e a propagação do tumor.